A Inversão Sexual - E-book - Multi-format

Edition en portugais

Note moyenne 
Adelino Pereira Da Silva - A Inversão Sexual.
Os primeiros estudos modernos sobre a homossexualidade datam de 1836, quando Heinrich Hossli, um chapeleiro suíço, publicou o seu livro Eros, onde fazia... Lire la suite
4,49 € E-book - Multi-format
Vous pouvez lire cet ebook sur les supports de lecture suivants :
Téléchargement immédiat
Dès validation de votre commande
Offrir maintenant
Ou planifier dans votre panier

Résumé

Os primeiros estudos modernos sobre a homossexualidade datam de 1836, quando Heinrich Hossli, um chapeleiro suíço, publicou o seu livro Eros, onde fazia um estudo do "amor grego" e defendia publicamente o amor entre homens. O seu livro foi proibido e os exemplares que restavam nas prateleiras das livrarias foram queimados. Em Portugal, Adelino Pereira da Silva foi pioneiro em Portugal no estudo científico da homossexualidade com a publicação de A Inversão Sexual, em 1895, a sua tese de doutoramento.
O tema já havia sido abordado no surpreendentemente romance queer de Arsénio de Chatenay, Os Jogos Lésbios ou Os Amores de Joaninha, de 1877, e anos mais tarde, no mais conhecido romance O Barão de Lavos, de Abel Botelho, publicado em 1891, mas seria só em 1902 que Egas Moniz lhe daria tratamento científico, dedicando à homossexualidade um capítulo de A Vida Sexual, obra que se manteria canónica durante muitos anos, com sucessivas reedições.
Como Adelino Pereira da Silva refere: "É pois com este fim que escrevemos. Em Portugal, nada havia ainda feito sobre o assunto, seduziu-nos a novidade e a precisão de um estudo assim; fomos ousados e tentámo-lo. Sirva-nos a ousadia para encobrir a incompetência." Mas Adelino Pereira da Silva revelou-se ousado também pela enorme coragem que demonstrou ao abordar publicamente um assunto que, à época, era um enorme tabu: "Poderão chamar-nos imorais por pormos a nu tantas feridas gangrenosas, mas se a imoralidade é isto, se quem condena os podres da sociedade, fornecendo meios para purificá-la, se pode considerar um imoral, bendita imoralidade!" Adelino Pereira da Silva nasceu em Leiria, no dia 6 de fevereiro de 1862.
Era filho de Francisco Pereira da Silva e de Ilda Ideltrudes Pereira. Licenciou-se em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto à qual apresentou a sua dissertação que havia de publicar em 1895 com o título "A Inversão Sexual: Estudos Médico-Sociais", considerado o primeiro estudo científico publicado sobre homossexualidade em Portugal. Foi médico em Porto de Mós e subdelegado de saúde do concelho.
Foi fundador dos jornais locais "O Portomozense" e "O Povo de Porto de Mós", publicando vários artigos sob o pseudónimo de "Sophonisbo". Foi também presidente da Liga dos Amigos do Castelo de Porto de Mós e Presidente da Comissão Municipal Republicana do concelho. Faleceu em Porto de Mós, no dia 28 de abril de 1930. (Fonte: Arquivo Municipal de Porto de Mós).

Caractéristiques

  • Caractéristiques du format Multi-format
    • Pages
      290
  • Caractéristiques du format Mobipocket
    • Protection num.
      pas de protection
  • Caractéristiques du format Streaming
    • Protection num.
      pas de protection
  • Caractéristiques du format ePub
    • Protection num.
      pas de protection

Avis libraires et clients

Avis audio

Écoutez ce qu'en disent nos libraires !

À propos de l'auteur

Biographie d'Adelino Pereira Da Silva

Sobre Adelino Pereira da Silva não chegou aos nossos tempos muita informação. Dos arquivos da Faculdade de Medicina do Porto consta que era filho de Francisco Pereira da Silva e natural de Leiria, e que em 1895 publicou a sua dissertação inaugural à Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Por um trecho do Legado Alqueidanense, sabemos que em 1898-99 era "facultativo do partido médico de Porto de Mós", ou seja, teria regressado ao distrito onde nascera para exercer medicina a contrato da Câmara Municipal.
Em 1902, surge a responder a um inquérito sobre a prostituição, ainda em Porto de Mós, levado a cabo pelo médico Ângelo Fonseca. E mais não sabemos...

Souvent acheté ensemble

Vous aimerez aussi

Derniers produits consultés

4,49 €