En cours de chargement...
"Convenções do Insólito" é uma coletânea de contos de cunho fantástico, compreendendo cinco partes - "Miniaturas", "Artifícios", "Simulações", "Espólio de José Delbert Neto" e "Epistolae ad Personam". As narrativas, de um lado, exploram situações insólitas, como a de um marujo que tem por amante uma ratazana, a de um homem que serve de tábua de passar num tintureiro ou de uma mulher que é atormentada por um homem que vive em sua geladeira.
De outro, tratam das relações entre a ficção e o ensaio. Discursando sobre a tradição acadêmica, investem contra a erudição, o academicismo e a transformação da obra literária num campo propício à exploração das vaidades intelectuais e veleidades críticas. Contos como "A Revolta das Sombras", "Diálogo da Eternidade", "A Palavra Invisível", "Luta de Classes em Baudelaire", "Katkahali" e outros, dão a medida de um autor que trabalha tão bem com o texto ficcional quanto com a prática da crítica literária e a reflexão filosófica, compondo o que se poderia classificar como "essay-fictions".
Utilizando-se com maestria da paráfrase, da paródia, Álvaro Cardoso Gomes revisita autores do presente e do passado, instigando o leitor, num jogo intelectual, a refletir sobre o que é ficcional ou real. Esta ambiguidade permite que Convenções do Insólito provoque o efeito da dúvida e do estranhamento, próprio da ficção fantástica, para desvelar aspectos enigmáticos do real.