En cours de chargement...
"Guerra Não Declarada" reúne narrativas que concentram a ação em São Paulo, metrópole onde campeiam a extrema violência e o caos. As narrativas da primeira parte têm como protagonista o investigador Medeiros, lotado numa delegacia de polícia do Campo Limpo, na zona Sul da grande cidade. Personagem de alguns romances do autor - "A Boneca Platinada", "O Comando Negro", "As Joias da Coroa" e "A Dama de Ouro" -, é um homem incorruptível e dedicado a seu ofício.
A exemplo dos hardboiled heroes da ficção policial americana, Medeiros é um solitário, cumprindo seu ofício com muita determinação e coragem e sem esperar reconhecimento algum dos superiores. Como pano de fundo às ações do investigador, comparecem os bairros sórdidos da periferia, as ruas sujas, os botecos, inferninhos, povoados de marginais, prostitutas, drogados e policiais corruptos. As narrativas da segunda parte do livro contemplam a população anônima, os deserdados da sorte, os mendigos, os migrantes, os sem-teto e os bandidos de aluguel para quem a vida do próximo não vale nada.
Nesse cenário inóspito, os crimes e a brutalidade surgem como algo comum ou banal. Não à toa que os cidadãos, aterrorizados pela violência gratuita, pelos assassinatos a sangue-frio, sintam-se tão desamparados, como se estivessem num campo de batalha, onde a morte espreita a cada passo.